Menu

quinta-feira, 31 de março de 2011

A minha primeira rosa este ano!


Está tão linda que não resisti a fotografá-la!... ainda bem que hoje brilhou de novo o sol, para que ela possa durar mais uns dias... mas de agora em diante, não faltarão rosas neste canteiro...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Alimente a memória


Artigo retirado da revista Selecções, Março 2011
Clique na imagem para aumentar e ler facilmente!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Os meus morangueiros

Hoje dei uma volta pela minha horta e já vi os meus morangueiros a sorrir... cheios de flores e até com alguns frutos! Esta é uma espécie pequena, mas cheios de sabor... Costumam ser deliciosos e com um aroma!... Hummmm! Não têm nada a ver com os que se compram nos supermercados -  muito lindos, enormes, mas que não têm sabor a nada... Espero que produzam bem... pois apesar de ter poucos morangueiros costumam ser suficientes para o nosso consumo, e até para alguns melros que andam sempre à espreita!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Chegou a Primavera! Árvores de fruto em flor...



   
Começa hoje a Primavera e está realmente um bonito dia primaveril, cheio de sol, o céu azul, temperatura amena, flores a brilhar e passarinhos a cantar... Já vi pelo jardim as andorinhas a descansar, banhando-se e bebendo no pequeno lago... Só que elas não me deixaram fotografá-las!!!
Com os dias de sol dos últimos dias, as árvores começaram a florescer é nesta altura muito bonito observá-las, parece que a cada minuto se transformam... Estas fotos justificam o que digo... Viva a Primavera! Viva a Natureza em todo o seu esplendor!

terça-feira, 1 de março de 2011

Vamos semear batatas


Começou o mês de Março e como o sol está a brilhar ... é tempo de semear batatas!
Apesar de bastante doente, o meu pai não resistiu a calçar as botas e a tratar da terra. Esta não é uma sementeira em grande escala... Uns quantos regos na nossa pequena horta mas que, se a produção for boa, poderá dar batatas para nós comermos durante todo o ano! Faço votos que assim seja, depois de tanto sacrifício que ela anda a fazer!...
Primeiro preparou a terra: lavrou, colocou estrume biológico que fomos preparando durante o ano, com as aparas do jardim e o nosso lixo orgânico doméstico e, por último, fresou-a com um pequeno trator... Depois abriu os regos à mão (gosta de o fazer assim) ... Umas estacas previamente colocadas servem para que eles fiquem bem alinhados... Um pouco de adubo para ajudar,  pois este terreno está um pouco "pobre".
Enquanto "descansa", depois de almoço, é tempo de preparar as batatas para pôr na terra... Cheias de grelos, as batatas são cortadas,  e separados os pedaços segundo o tamanho dos grelos (hoje são semeados os maiores, enquanto os olhinhos mais pequenos ainda se vão desenvolver durante os próximos dias....)
Aqui está a colocar os pedaços das batatas na terra, que seria depois "arrasada", tapando as batatas com terra...
Agora é só esperar que a mãe Natureza faça o seu trabalho, e dentro de dias estarão assim:

Estas foram semeadas há umas semanas, e já estão a ficar bem lindas!