Escolhi um girassol para decorar o cabeçalho do meu blog, pela "grandeza" desta lindíssima flor e pela mesma razão será a primeira flor a ser retratada.
Girassol
O girassol é uma flor imponente, pelo nome, pelo tamanho, pela cor...
A planta pode atingir 3 metros de altura e o diâmetro da flor varia entre os 10 e 30 cms com pétalas amarelo forte, que nos fazem lembrar o sol. Aliás como o próprio nome indica, o girassol é a "flor-do-sol" (helios - sol / anthos - flor).
Planta forte, resistente e robusta, de flor lindíssima, consegue um lugar de destaque em qualquer jardim. Para além da beleza e imponência, esta flor destaca-se pelas suas virtudes pois tudo nelas parece ser útil.
Planta forte, resistente e robusta, de flor lindíssima, consegue um lugar de destaque em qualquer jardim. Para além da beleza e imponência, esta flor destaca-se pelas suas virtudes pois tudo nelas parece ser útil.
Originária da América do Norte e América Central, esta planta milenar terá sido aproveitada e cultivada pelos indígenas para ser usada como alimento. Posteriormente foi trazida para a Europa no séc.XVI.
Simbologia e mitos
Considerada por muitos a planta símbolo do milénio, são muitos os significados que lhe são atribuídos, uns devido ao seu tamanho, reflectindo força e poder, outros pela cor, todos eles de caracter positivo: fama, sucesso, sorte, felicidade, dignidade, paixão, alegria, respeito, integridade... Talvez por estes simbolismos esteja tão de moda, pelo menos em Portugal, o seu uso na decoração em grandes celebrações, como em casamentos, por exemplo!
Em Espanha deve ter-se onze girassóis para ter sorte!
No Brasil, crê-se que expôr umas sementes de girassol ao sol, cura a infertilidade!
Na Hungria colocam umas sementes no parapeito da janela da casa de uma mulher grávida para que nasça um menino.
Cultivo
A polinização das sementes é feita através de insectos, sobretudo das abelhas.
A reprodução do girassol faz-se através das sementes que podem ser primeiro semeadas em canteiro e depois transplantadas, ou semeadas directamente no terreno, deixando um espaço de uns 50 cms entre elas. De crescimento rápido, semeado na Primavera floresce no Verão. Por ser uma planta resistente, não oferece dificuldade nem cuidados muito especiais:
Solo ligeiramente arenoso, bem drenado, não muito duro, pois a sua raiz é profunda e perpendicular, chegando a atingir 1,5mts...
Rega regular, embora possam tolerar alguma seca em terreno aberto, em vasos deve ter-se o cuidado de não deixar secar a terra...
Adubação periódica, que favorece a floração saudável e plantas fortes...
Lugar muito ensolarado, com sol directo pelo menos 4 a 5 horas diárias.
Propriedades
Para além da beleza natural da flor, o girassol é uma planta de riquíssimo valor nutricional, industrial e ecológico.
Muito calórico, sementes oleaginosas, rica em vitamina E e vitamina B1, é uma excelente fonte de energia.
Utilização
Na planta do girassol tudo é útil e aproveitado: a flor, as sementes, as folhas...
Para a utilização das flores estas devem ser colhidas ainda jovens, enquanto que para o uso das sementes se devem deixar madurar bem a flor, para depois se separar as sementes que se formaram na parte central da flor, colocando-as ao sol para secarem.
Por serem tão lindas estão muito de moda como planta ornamental, tendo surgido nos últimos anos a produção de variantes de flores mais pequenas e de várias cores... com as quais se fazem belos arranjos florais e bouquets.
É também utilizado para a alimentação do gado, em substituição de outros grãos.
No entanto o seu cultivo é feito a grande escala, chegando a produzir-se (segundo Wikipédia) 20 milhões de toneladas de sementes anualmente, para serem transformados pela indústria em óleo alimentar.
Mais recentemente, e sobretudo no Brasil fazem-se estudos e estão a fazer-se grandes plantações para utilizar as sementes de girassol na produção de biodíesel... Poderá vir a ser a planta do futuro, se se conseguir melhorar o processo de transformação, optimizando a trilogia: qualidade do produto, custos de produção e impacto ambiental...
As folhas libertam certas substãncias que evitam o crescimento de plantas daninhas - são plantas antagónicas e esse processo chama-se alelopatia.
OBRIGADAA.ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO DA ESCOLA.
ResponderEliminar