História
O tomate é originário da América, no entanto há divergências quanto à zona precisa onde terá surgido primeiro: alguns botânicos pensam que foi no Peru outros acham que foi no México e posteriormente levado para o Perú!... Mais tarde foi trazido para a Europa pelos exploradores espanhóis no séc XVI.
Durante muito tempo, na Europa, o tomate tinha apenas um uso ornamental. Não era usado na alimentação pois achavam que era uma planta maléfica. Era considerada uma fruta satânica e a Igreja chegou mesmo a proibir o seu consumo.
Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha. Os europeus que retornavam da América após as viagens ao novo mundo, traziam para a Europa esta fruta vermelha, mas que imaginavam ser venenosa. Só ganhou popularidade quando os povos do sul da Europa declinaram sobre esta suspeita. A partir deste momento, o tomate passou a ser um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea.
Tomate
O tomate é o fruto do tomateiro (Lycopersicum esculentum), planta da família das Solanáceas.
Tem folhas verdes, recortadas, todas cobertas de pêlos, e profundamente aromáticas. As flores abundantes, amarelas e pequenas, dão frutos durante todo o verão...
Cultivo
É uma planta anual. Primeiro é semeado em estufas. Quando as plantas atingem uns 10 cms são transplantadas para as hortas. À medida que vão crescendo vão sendo guiadas a amarradas a estacas que vão segurando as plantas, que têm um caule frágil tendo em conta o peso que terão de suportar quando começarem a produzir! O solo deve ser areno-argiloso, solto e bem drenado. Deve manter-se húmido mas não encharcado.
Deve também retirar-se o excesso de folhas e rebentos ( na minha terra chamam-lhe ladrões) para facilitar a exposição ao sol, importante para o amadurecimento dos frutos. A colheita começa normalmente entre 90 a 100 dias depois do transplante. Pode colher-se o tomate ainda verde pois o seu amadurecimento continua progressivo mesmo depois de ter sido colhido.
Produz-se e consome-se abundantemente em toda a região mediterrânica e em todos os países de clima quente.
Existem imensas variedades de tomates, alguns de origem natural mas a maioria são já espécies formadas a partir da manipulação do homem, as chamadas híbridas que produzem segundo o que se pretende: grandes, pequenos, muito vermelhos, alaranjados, verdes, mais duros, mais suculentos, tomate-pêra, tomate-cacho, tomate-cereja, ...caqui, saladete, das canárias, italiano...
Propriedades e recomendações
A principal característica positiva do tomate é o seu alto conteúdo de licopenos, carotenóides responsáveis pela cor vermelha, e que são muito benéficos para a nossa saúde. São especialmente ricos em vitaminas (A e C), minerais, e ácidos fenólicos e flavonóides. E como a maioria dos vegetais, contém muito poucas calorias... Por tudo isto é uma óptima ajuda para:
- Proteger do cancro (licopenos)
- Baixar o colesterol
- Prevenir a arteriosclerose
- Proteger e prevenir ataques cardíacos
- Prevenir infecções, combatendo fungos,bactérias e vírus patogénicos
- Acelerar a digestão dos hidratos de carbono
- Ajudar a conciliar o sono e a levantar o ânimo através da acção tonificante sobre o sistema nervoso
- São depurativos
- Ligeiramente laxantes
- Benéficos para a vista, evitando na formação de cataratas
- Dietas de emagrecimento
- Proteger a pele contra os raios ultra-violeta ( não substitui, no entanto o uso de protector solar)
- Auxiliar em tratamentos da pele (queimaduras do sol, envelhecimento precoce, algumas verrugas, caspa...)
- Tratamento de cálculos renais (chá de tomateiro)
Utilização
Hoje em dia o tomate faz parte da nossa alimentação básica de tal modo que é difícil imaginar como seria cozinhar sem tomate! Na cozinha italiana não pode faltar o tomate!!!
O tomate come-se cru, em saladas ou sumos... ou cozinhado como base de molhos, em pizzas, arroz, marisco, com ovos mexidos, recheados, no forno, fritos,... Também se fazem conservas, massa de tomate, doces...
Enfim o tomate está em tudo!
Dicas
- Caspa e queda de cabelo - Friccione o tomate maduro no couro cabeludo 3 vezes por semana
- Tomate verde - não se deve consumir o tomate ainda muito verde pois pode ser tóxico e provocar enxaquecas...
- Estômagos delicados - consumir o tomate triturado, sem peles nem sementes para facilitar a sua digestão
- Verrugas ou calos - aplique compressas de rodelas de tomates durante várias noites
- Acne - Junte a um tomate bem maduro triturado +uma colher de sopa de yogurte natural. Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.
Curiosidades
O tomate é por várias razões um fruto misterioso:
Na verdade o tomate é, botânicamente falando, um fruto; mas por ser diferente da maioria dos outros frutos, (não é doce), e se consome como legume, é normalmente classificado como tal.
Na Itália ao tomate chama-se pomodoro (maçã dourada).
Em latim lycopersicum que significa pêssego lobo, insinuando o maléfico do fruto!
Em francês chamaram-lhe pomme d'amour, (maçã do amor) pois acreditavam que possuía poderes afrodisíacos.
LA TOMATINA - Realiza-se em Buñol, (Valência - Espanha) Todos os anos em Agosto. É um festival dos mais estranhos do mundo, onda as pessoas se divertem atirando-se toneladas de tomates uns aos outros...
Sem comentários:
Enviar um comentário