O conteúdo deste blog não é de natureza científica. Os artigos aqui expostos são o resultado de alguma leitura, da aprendizagem natural adquirida ao longo dos anos e do gosto pela terra e por tudo o que ela produz em benefício da nossa saúde e bem-estar. Por outro lado quero dedicar este meu trabalho, ou passatempo, ao meu pai pois é ele quem com muito carinho e esforço, vai fazendo e cuidando a minha pequena horta e jardim. A minha forma de o homenagear é mostrando em fotografias o seu trabalho...

quinta-feira, 28 de Outubro de 2010

Batata-doce


História

Originária da América, terá começado a ser cultivada pelos povos do sul do México e do Nordeste da América do Sul. Mais tarde foi trazida para a Europa pelos exploradores espanhóis.


Batata-doce
Ipomoea batatas

A batata-doce é uma raiz tuberculosa, parecida com a batata mas geralmente maior, mais comprida, de forma irregular,e tem a casca mais grossa. A planta é rastejante nas hortas mas também pode ser guiada como trepadeira principalmente se for usada como planta ornamental.
Sendo um alimento muito rico é no entanto considerado alimento de "pobres". Infelizmente na Europa não lhe é dado o devido valor. Pelo contrário na América do sul e em África tem uma importância relevante na alimentação.


Cultivo

Planta de fácil cultivo, é sobretudo cultivada na América, África, nas regiões mediterrânicas durante o Verão... enfim em qualquer parte do planeta onde faça calor.
O solo deve ser leve, areno-argiloso e ter uma boa drenagem. O terreno prepara-se como para qualquer outra cultura. Pode cultivar-se em sulcos( mais fácil de semear mas mais tarde ao sachar e retirar as ervas daninhas necessita encostar-se terra para facilitar o crescimento da batata e a colheita) ou camalhões (neste caso evita aquele trabalho, embora tenha de se retira as ervas, claro. O cultivo pode ser feito através de sementeira,  ou plantando ramas que foram germinadas anteriormente. As leiras devem ficar separadas uns 80 cms e as batatas ou plantas uns 30 cms umas das outras.
É necessário fazer rotatividade de culturas ou poisio nos terrenos onde se cultiva a batata -doce.
A colheita pode começar a ser feita uns 4 meses depois de semeadas.


Variedades

Existem diferentes tipos de batata-doce, que variam na forma, na cor da casca e da polpa, e no sabor...
As de polpa mais amarelada é mais doce e mais rica em vitamina A, do que a batata-doce branca.

Propriedades e benefícios
  • São muito nutritivas e de digestão mais fácil que as batatas normais.
  • Rica em vitaminas A e C.
  • A casca tem propriedades anti-diarreicas.
  • Um pouco calórica ( 86 cal./100g ), é recomendada para pessoas com trabalho árduo, onde gastam muitas energias, desportistas, crianças, convalescentes e idosos...

Dicas-curiosidades-outros

  1. É um alimento de excelente sabor, e podem ser consumidas cozidas, em puré, fritas ou assadas... São também utilizadas em bolos, sobremesas e compotas...
  2. As folhas são usadas como forragem para o gado. Mas também são comestíveis... Várias receitas africanas usam a rama de batata-doce (calulu angolano, por exemplo).
  3. É um alimento desaconselhado para diabéticos, e a quem sofre de flatulência.


Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Preciso que alguem me informe para quê serve "a flor da batata doce".Tive uma indicação na saúde,mas, não achei nenhum artigo para confirmar.//celiavanin@gmail.com//Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural que não encontre nenhum artigo pois a batata doce não dá flor

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...