Hoje é dia de S. Martinho! 11 de Novembro! Manda a nossa tradição (em Portugal) que se comam castanhas assadas, na brasa de preferência, e se abafe com jeropiga. As noites já são bem frias e um petisco bem calórico e uma bebida forte, sabem bem e fazem aquecer!!!
É certo que não tenho um castanheiro no meu quintal... mas não podia deixar passar esta data sem fazer a devida homenagem à castanha!
História
Segundo a wikipédia, a castanha é originaria da Asia Menor, Balcãs e Cáucaso. O certo é que hoje se encontra de forma natural no sul da Europa (Península Ibérica e Norte de África); No Norte de África (Canárias, Marrocos, Argélia) e também no sul de Inglaterra... Existem outras espécies no Norte da Alemanha, Estados Unidos, China e Japão.
Há mais de 100 mil anos que é usada pelo homem tanto na sua alimentação, como na dos animais, devido ao seu conteúdo energético. Já os Gregos e Romanos a consumíam conservando-a em ânforas com mel adicionando-lhes um novo sabor... Na Idade Média a castanha era usada pelos monges e freiras em forma de farinha, com a qual confeccionavam os alimentos.
Difunde-se no Renascimento, quando a partir de França se começam a elaborar pratos requintados com castanhas e posteriormente chegam a Portugal...
A Castanha
Castanea sativa
A castanha provém de uma árvore de grande porte, o Castanheiro. Costumamos dizer que a castanha é o fruto do Castanheiro mas na verdade não é bem assim. A castanha é uma semente. o fruto do castanheiro é o ouriço, uma vagem arredondada e espinhosa dentro da qual se encontra geralmente 3 sementes, isto é. 3 castanhas.
Cultivo
O castanheiro nasce espontâneamente, ou planta-se... A um "campo" de castanheiros chama-se souto. São árvores que crescem de forma natural não sendo em geral necessária a intervenção humana. A árvore floresce e dá fruto e quando está maduro o fruto (ouriço) abre e as sementes (castanhas) caem ao chão. são então apanhadas à mão cuidadosamente e colocadas em sacos para serem consumidas ou comercializadas.
UM castanheiro de 8 ou 10 anos já dá fruto, no entanto só depois dos 20 anos produz de forma regular, e continuará produzindo mesmo depois de atingir uma idade avançada. Cresce de forma rápida até aos 50 ou 60 anos chegando a atingir 45 metros de altura e 30 a 40 de diâmetro. Esta poderosa árvore pode durar mil anos!
Variedades
Propriedades e benefícios
É considerado como um fruto seco e a sua composição assemelha-se à dos cereais, com pouca gordura e minerais, mas rica em fibra e carbohidratos e também em vitaminas A,C,E e ácido fólico.
É um alimento de Outono, ideal para fortalecer as defesas e preparar o organismo para as doenças de Inverno.
É por isso benéfico para :- Prevenir constipações.
- Melhorar o transito intestinal.
- Energizar o corpo e a mente.
Utilização
Nós em Portugal gostamos das castanhas assadas ou cozidas...
Podemos assá-las na brasa ou no forno, colocadas em tabuleiros... Mais típico e saboroso é o processo de assar na brasa. Há várias técnicas,( directamente na brasa, em recipientes de barro com buracos que se rodeiam de brasas, sobre uma chapa colocada em cima das brasas...) mas a principal é cortar um pouco da pele para que ao assar não rebentem. Podem também cozer-se em água, descascar e comer ao natural, ou com elas confeccionar-se diversos e excelentes pratos. fazem-se sopas, cremes, saladas, purés... guisadas... é um excelente acompanhamento para carnes assadas ou estufadas!
Dicas e curiosidades
Para usar as castanhas nas suas receitas, coza-as e descasque-as préviamente. Esta é a maior dificuldade na confecção de receitas com castanhas pois o processo de descascar é um pouco moroso. Para as descascar mais facilmente coloque-as em água a ferver e deixe cozer por 5 minutos. Passe-as por água fria e então descasque. Este processo resulta melhor se as castanhas forem bem frescas.
Link para essa postagem
Sem comentários:
Enviar um comentário