Começou o mês de Março e como o sol está a brilhar ... é tempo de semear batatas!
Apesar de bastante doente, o meu pai não resistiu a calçar as botas e a tratar da terra. Esta não é uma sementeira em grande escala... Uns quantos regos na nossa pequena horta mas que, se a produção for boa, poderá dar batatas para nós comermos durante todo o ano! Faço votos que assim seja, depois de tanto sacrifício que ela anda a fazer!...
Primeiro preparou a terra: lavrou, colocou estrume biológico que fomos preparando durante o ano, com as aparas do jardim e o nosso lixo orgânico doméstico e, por último, fresou-a com um pequeno trator... Depois abriu os regos à mão (gosta de o fazer assim) ... Umas estacas previamente colocadas servem para que eles fiquem bem alinhados... Um pouco de adubo para ajudar, pois este terreno está um pouco "pobre".
Enquanto "descansa", depois de almoço, é tempo de preparar as batatas para pôr na terra... Cheias de grelos, as batatas são cortadas, e separados os pedaços segundo o tamanho dos grelos (hoje são semeados os maiores, enquanto os olhinhos mais pequenos ainda se vão desenvolver durante os próximos dias....)
Aqui está a colocar os pedaços das batatas na terra, que seria depois "arrasada", tapando as batatas com terra...
Agora é só esperar que a mãe Natureza faça o seu trabalho, e dentro de dias estarão assim:
Estas foram semeadas há umas semanas, e já estão a ficar bem lindas!