O conteúdo deste blog não é de natureza científica. Os artigos aqui expostos são o resultado de alguma leitura, da aprendizagem natural adquirida ao longo dos anos e do gosto pela terra e por tudo o que ela produz em benefício da nossa saúde e bem-estar. Por outro lado quero dedicar este meu trabalho, ou passatempo, ao meu pai pois é ele quem com muito carinho e esforço, vai fazendo e cuidando a minha pequena horta e jardim. A minha forma de o homenagear é mostrando em fotografias o seu trabalho...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pepino

História

Pensa-se que o pepino terá tido a sua origem há cerca de 10.000 anos no sul da Ásia, e começou a ser cultivado na Índia, de onde foi trazido para a região mediterrânica por exploradores e viajantes, desde a Antiguidade. Há registos do seu consumo pelos Egípcios, Gregos e Romanos...
O seu cultivo em estufas terá sido feito na época de Luís XIV que era um grande apreciador deste fruto, tanto pelo seu sabor como pelas suas propriedades, já então estudadas e descobertas!
Com os Descobrimentos e a Colonização terá chegado aos Estados Unidos da América e daí o seu cultivo e consumo foi espalhado por todo o mundo. 

 
O Pepino
Cucumis sativas
O pepino é o fruto do pepineiro, uma planta rasteira e/ou trepadeira da família das melancias, abóboras, melões, courgetes...
As folhas do pepineiro são verdes em "forma de coração" e as flores amarelas. O pepino é em geral verde, de casca grossa, com estrias e piquinhos. Deve estar duro e brilhante para nos assegurarmos que está fresco e que foi colhido há pouco tempo. Depois de "murcho", além de ter o aspecto e sabor  desagradáveis, deixam de possuir todas as suas propriedades. O seu interior varia de verde claro a branco e o centro cheio de sementes.
Cultivo

  • O pepino é um vegetal de tempo quente. Não se desenvolve bem em temperaturas inferiores a 16ºC e não tolera geada.
  • Prefere solos areno-argilosos, férteis, ricos em matéria orgânica, bem drenados e que não apresentem acidez elevada. 
  • O seu cultivo é feito directamente no campo, semeando-se 3 ou 4 sementes por cova no espaçamento de 1 metro por meio. Havendo germinação total das sementes, quando as plantas estiverem com 2 a 3 folhas definitivas, faz-se o desbaste, deixando-se apenas 1 a 2 plantas por cova.
  •  Muitas vezes a sementeira é feita depois da colheita do tomate, aproveitando as covas e estacas usadas nos tomateiros, tirando também proveito da adubação do terreno... 
  • No início do crescimento da planta deve fazer-se regas frequentes, podendo diminuir á medida que o fruto vai crescendo.
  • Usar fertilizantes disponíveis no mercado, se necessário, e proteger das doenças e pragas.
  • Colocar estacas, manter o terreno livre de ervas daninhas...
  • Uma nota importante a ter em conta é o facto de a flor ser polinizada por insectos, sobretudo abelhas, assim que se deve ter em atenção no uso de pesticidas, principalmente na época da floração, pois sem abelhas não haverá fruto!
  • A colheita começa uns 50 a 60 dias após a sementeira e prolonga-se por uns 2 meses...
Variedades
Há muitas espécies de pepinos que variam segundo a sua forma, tamanho, cor... O pepino comum, que encontramos nos mercados mede cerca de 20 cms e as espécies utilizadas na indústria das conservas não vai além dos 6 ou 7 cms.
Propriedades e recomendações

Essencialmente constituído por água, o pepino é muito suculento e refrescante. 
Tem muito poucas calorias - apenas 15/100gs.
É rico em minerais (cálcio, magnésio, potássio, fósforo, ferro...) e em vitaminas (A, grupo B, C, D e K).
Assim constituído, o pepino é diurético, depurativo e levemente laxante, o que o torna um grande aliado nas: 

  • Dietas de emagrecimento

  • Eliminação de líquidos

  • Purificação e limpeza do organismo

  • Alívio da obstipação

  • Prevenção de cálculos renais

  • Doenças reumáticas

  • Hipertensão

  • Protecção e tratamento da pele
Utilização

Normalmente consome-se cru, pois é a melhor maneira de extrair dele todas as suas propriedades.
Na cozinha usa-se em saladas, aperitivos, gaspachos, ou sumos. Pode comer-se só ou em combinação com outros alimentos, verduras, ervas aromáticas...
As espécies de pepinos mais pequenas são usadas em conserva, que consiste em guardar os pepininhos em frascos cheios de vinagre e herméticamente fechados: os tradicionais Pickles!
Em estética são aplicados directamente na pele irritada ou queimada pelo sol, ou sobre os olhos cansados e avermelhados.

Dicas e curiosidades 

  • Consuma o pepino,de preferência com casca, pois nela se encontram as substâncias que facilitam a sua digestão.
  • Coma umas fatias de pepino para "entreter" o estômago quando sentir vontade de comer mas ainda não chegou a hora da refeição!
  • Para afastar as lesmas das suas plantas coloque umas rodelas de pepino num pratinho na sua horta ou jardim e verá que se manterão afastadas! Dizem!!! :)


Link para essa postagem


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...