O conteúdo deste blog não é de natureza científica. Os artigos aqui expostos são o resultado de alguma leitura, da aprendizagem natural adquirida ao longo dos anos e do gosto pela terra e por tudo o que ela produz em benefício da nossa saúde e bem-estar. Por outro lado quero dedicar este meu trabalho, ou passatempo, ao meu pai pois é ele quem com muito carinho e esforço, vai fazendo e cuidando a minha pequena horta e jardim. A minha forma de o homenagear é mostrando em fotografias o seu trabalho...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Alimentos de Verão

A fruta é o alimento de Verão por excelência, porque contém poucas calorias, muita água, vitaminas e minerais, óptimas para combater o calor: refrescam e rehidratam! Podemos comê-la ao natural, em sumos, ou em ricas saladas!
Outro grupo importante são os vegetais, com os quais fazemos variadas e refrescantes saladas, ou umas sopas ligeiras...
O peixe, grelhado de preferência, acompanhará ditas saladas, mas a carne e os grãos devem consumir-se em muito menor quantidade, uma vez que são alimentos muito calóricos, pesados e de difícil digestão.

É certo que com o comércio de hoje em dia conseguimos comprar de tudo em qualquer época do ano... No entanto o nosso organismo não tem as mesmas necessidades durante o ano inteiro. A natureza é sábia e por isso mesmo a sua produção de alimentos é diferente ao longo do ano. Se repararmos bem, verificamos que os alimentos de inverno são mais calóricos, para que o nosso organismo possa resistir ás baixas temperaturas, e o contrário sucede de verão; portanto a minha recomendação é que consumamos de preferência os produtos da época... além do mais, nestes momentos de crise em que "temos de fazer contas à vida", estes são também os alimentos com melhor preço no mercado!

Sigamos pois os conselhos que a Mãe Natureza nos dá!
Os produtos de Verão são os mais coloridos da horta, (cerejas, pêssegos, ameixas, morangos...tomates, alfaces, pimentos, pepinos, feijão-verde, etc.) ricos em antioxidantes, necessários para a protecção da pele do excesso de sol.

Quando o calor aperta, o fundamental é a água- água pura! Ela ajuda o nosso organismo a regular a temperatura, a eliminar toxinas, e ajuda na digestão. Mas também o consumo das frutas pode ajudar a conseguir esse equilíbrio, pois por exemplo o melão e a melancia são muito ricas em água. Outros alimentos da horta cumprem também esta função, como os tomates, pepinos, pimentos,...etc., mas esse assunto deixarei para o próximo post!...

Por hoje, a recomendação é: Se está calor, beba muita água e consuma frutas e verduras da época! A Natureza é o nosso melhor catálogo de compras!

TALVEZ GOSTE TAMBÉM DE VER:


Link para essa postagem


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...