O conteúdo deste blog não é de natureza científica. Os artigos aqui expostos são o resultado de alguma leitura, da aprendizagem natural adquirida ao longo dos anos e do gosto pela terra e por tudo o que ela produz em benefício da nossa saúde e bem-estar. Por outro lado quero dedicar este meu trabalho, ou passatempo, ao meu pai pois é ele quem com muito carinho e esforço, vai fazendo e cuidando a minha pequena horta e jardim. A minha forma de o homenagear é mostrando em fotografias o seu trabalho...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cicas



Estas são algumas das minhas Cicas.

De nome científico: Cycca revoluta, pertencem á família das Cycadaceae, e são originárias da Ásia.

A Cica é também conhecida popularmente por Sagu, Cicca palmeira, palma de santa rita... Parece uma árvore, o seu tronco faz lembrar uma palmeira, mas é considerado um arbusto. Cresce muito lentamente. As minhas duas plantas maiores estão no meu jardim uns 15 anos e já teriam uns 3 ou 4 anos quando as comprei, e medem pouco mais de 1,5 metros de altura! Podem plantar-se no solo ou em vaso, sendo que no vaso o crescimento é mais limitado...
Têm género masculino e feminino e as plantas diferem bastante umas das outras: As imagens de cima mostram uma Cica feminina,  com uma  inflorescência de cor amarela a alaranjada, cobertas por uma penugem    castanho claro contendo um óvulo que depois de fecundado formará um fruto avermelhado parecido a uma pequena castanha.
As imagens em baixo são de Cicas masculinas que têm no centro a inflorescência,    em forma de cone ovalado de 40 cm aproximadamente de cor amarela.
Reproduzem-se através de rebentos que nascem na base do tronco, que arrancados cuidadosamente para não prejudicar o tronco da planta mãe, se transplantam em vaso ou no solo, tendo o cuidado de adubar bem a terra e mantê-la sempre húmida, principalmente nas primeiras semanas, para facilitar o enraizamento.


Link para essa postagem


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...