O conteúdo deste blog não é de natureza científica. Os artigos aqui expostos são o resultado de alguma leitura, da aprendizagem natural adquirida ao longo dos anos e do gosto pela terra e por tudo o que ela produz em benefício da nossa saúde e bem-estar. Por outro lado quero dedicar este meu trabalho, ou passatempo, ao meu pai pois é ele quem com muito carinho e esforço, vai fazendo e cuidando a minha pequena horta e jardim. A minha forma de o homenagear é mostrando em fotografias o seu trabalho...

sábado, 9 de julho de 2011

Echeveria ou Rosa de pedra


A Echeveria é mais popularmente conhecida por Rosa de pedra ou Bola de neve mexicana e existem muitas variedades dependendo da cor, da forma das pétalas e da sua grossura... também as flores variam na cor... É uma Suculenta, as pétalas carnudas conseguem acumular alguma humidade não se devendo regar com muita frequência... precisam no entanto de sol, muita luz!
alguma espécies, esta em particular (Echeveria desmetiana) tem uma cor lindíssima, de um verde azulado que a torna especial e atractiva mesmo quando não está florida!...
A maneira mais fácil de a reproduzir é separando as "rosas" e plantar noutro vaso; pegam com facilidade!
Assim como os Cactos, as suculentas são plantas indicadas para fazer um pequeno recanto no jardim, com pedras... e para quem tem pouco tempo para tratar do jardim!...
Oferecem-nos muito com a sua especial beleza e requerem muito pouco de nós!...


Link para essa postagem


sexta-feira, 8 de julho de 2011

Novo habitante no meu jardim: Flamboyant


Esta é uma nova árvore plantada no meu jardim! Foi.me oferecida por uma amiga e espero que goste do seu novo lar!... Chama-se Flamboyant, é uma árvore de grande porte (quando crescer!!!) e o seu nome deve-se à cor das suas flores, avermelhadas; Flamboyant é uma palavra francesa que significa flamejante!
Por ser uma árvore que cresce bastante, é necessário ter alguns cuidados na escolha do local onde plantá-la, pois as raízes erão fortes e grandes podendo estragar nuros, paredes, calçadas e outros pavimentos. Também é preciso ter em conta que tem muitas ramas e folhas e que todas cairão no Inverno!... Deve afastar-se das casas, pois as folhas poderão tapar caleiras e algerozes...
Flamboyant é originária da África de leste, como Madagáscar e outras ilhas do oceano Índico, mas eu conheci  estas árvores quando vivi em Angola... No Brasil é muito comum...No entanto adapta-se bem ao clima de Portugal!...


Este é um exemplar já maior, talvez com uns 2 anos. É da minha amiga, mas terá de ser mudado de sítio pelas razões que já descrevi... o que mais posso dizer? Apenas que é uma árvore lindíssima!


Link para essa postagem


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Operação salvamento - Milheirinha


Eu e meu pai estávamos sentados no jardim, depois do almoço, aproveitando uma sombra e a leve brisa, a conversar e apreciar as belezas que ele carinhosamente vem tratando... quando vimos algo cair, tentando esvoaçar,  de uma trepadeira presa numa pérgula em forma de arco... É um lugar de passagem diário e bem perto da porta da cozinha. Fomos ver mais de perto: era um pequenino passarinho que caíra do ninho! Meu pai apanhou-o e recolocou-o no ninho junto aos seus dois irmãos... Tentei fotografar mas o acesso foi difícil, o ninho estava muito escondido no meio das folhas e os pequenitos estavam assustados... não queria que voltassem a cair!... (daí a foto ter saído desfocada!)
Ficamos á espreita... e pouco depois lá andava a mãe a chilrear saltitando de ramo em ramo... era uma Milheirinha!
Poucos dias depois todos desapareceram, o ninho ficou vazio! Mas desta vez tinham voado rumo á vida, seguindo o seu destino!...


Link para essa postagem


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Jacarandá




Jacarandá mimosifolia

Esta é a minha Jacarandá. É uma árvore linda, imponente! Ainda é jovem, com uns 12 anos e deve medir uns 6 a 8 metros de altura! Cheia de ramos, de um verde brilhante, dá uma rica sombra! Agora está cheia de flores azuis arroxeadas o que aumenta a beleza da árvore, mas o que mais gosto é do seu perfume, intenso mas agradável! quando a brisa lhe acaricia os ramos movendo-os, o perfume espalha-se por todo o jardim!... é maravilhoso! Creio que este foi o ano que deu mais flores!... talvez por se estar a tornar numa árvore adulta.
A Jacarandá é uma árvore proveniente da América do sul, de características tropicais mas que se adapta bem ao nosso clima. Nas regiões quentes pode até nem perder as folhas durante todo o ano, no entanto, a minha começa a perder as folhas no mês de Janeiro e em Março começam a rebentar de novo... Está "nua" durante pouquíssimo tempo!
Eu acho-a uma belíssima árvore ornamental para parques e jardins...


Link para essa postagem


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Libertação das rolas: operação fracassada!


Pois é amigos a missão fracassou!... As poucas rolas que quiseram sair da gaiola que deixamos propositadamente de porta aberta... não quiseram afastar-se, pelo contrário, cada vez mais perto da porta, pareciam chorar para entrar até que praticamente pousaram nas nossas mãos... tivemos de as recolher e foi um esvoaçar de alegria quando se viram no meio das amigas!
Este drama tem-se repetido todos os anos: nós choramos por elas  e elas choram por nós! Coitadinhas, nascem em cativeiro e é lá que se sentem felizes! Resta-nos tratar delas e deliciar-nos com a sua companhia!


Link para essa postagem


quinta-feira, 30 de junho de 2011

A colheita das cebolas


As cebolas da minha horta já foram arrancadas, no quarto minguante como manda a tradição, para que não "espiguem", e agora estão a secar um pouco... depois deverão ser limpas, retirando o excesso de ramas e entrançadas ou "encabadas", ou então cortam-se as ramas totalmente e guardam-se em estrados de madeira em lugar fresco e seco para que durem todo o ano!...


Link para essa postagem


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rolinhas à solta!



Há uns anos atrás, uns amigos ofereceram-nos um par de rolas e ficamos radiantes... No entanto elas crescem e multiplicam-se como tudo na Natureza e de vez em quando libertamos algumas!
Hoje foi um desses dias!... É difícil dizer o que isto representa para nós: um misto de tristeza pela perda de um animal estimado, e de  alegria por lhe permitir voar em liberdade!... Há também o medo que não se saibam defender e não consigam sobreviver, pois não estão habituadas a grandes voos e  nunca sentiram necessidade de procurar alimento. Agora terão de o fazer... Durante uns dias vamos colocando milho no quintal, mas então elas não saem daqui e nós sentimos mais pena!... Aos poucos deixamos de o fazer, para que se afastem e comecem a lutar por si mesmas. Algumas vezes temos de as recolher de novo, pois não abandonam as portas da gaiola!!!
São tão mansinhas que me deixaram tirar fotos mesmo ao pé delas... e por aqui andam a rondar, parece que as oiço chorar pelo regresso: "cucurru, cucurru..."("porque me abandonaram!") 
Hoje eu estou triste... mas com esperança de que dentro de uns dias elas já se sintam mais felizes!


Link para essa postagem


domingo, 26 de junho de 2011

Arranjo de flores naturais: branco e amarelo


O meu primeiro girassol deste ano serviu de ponto de partida para o arranjo desta semana! Um laço de folhas de aspidistra  que o envolvem,   mais umas margaridas brancas e amarelas e alguns ramos verdes... já está! A acompanhar,  ramos para colocar nas jarras...


Link para essa postagem


domingo, 19 de junho de 2011

Arranjo de flores naturais: Gerberas, Gladíolos e Margaridas



Eis o arranjo floral desta semana! Já vos tenho dito que as flores são sempre as que há no jardim...
Os gladíolos ainda continuam a florir, e as margaridas estão agora a começar... as gerberas este ano têm estado com dificuldades, mas sempre deu para colher algumas! Os ramos verdes são fetos e cedro.
Na próxima semana veremos o que sai!!! Até lá!... e continuação de bom domingo!!!


Link para essa postagem


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Arranjo floral com gladíolos e jarros


O arranjo desta semana continuou a ser de gladíolos e jarros pois são as flores de "moda" no meu jardim... Usamos as flores que temos! Desta vez foi a minha mãe que fez e ficou muito bonito! Ramos de palmeira, azevinho e fetos preencheram os espaços fornecendo o verde que contrasta com as cores vivas das flores. Estes jarros são super lindos! E os gladíolos são de uma espécie mais pequena mas que se desenvolvem e florescem muito bem!


Link para essa postagem


domingo, 12 de junho de 2011

Mousse de Abacate


Sobremesa rápida e fácil que funciona sempre bem pois toda a gente gosta!

Ingredientes: abacates, açucar amarelo de preferência e umas gotas de limão!

Como fazer: Corte os abacates ao meio, separe o caroço e retire a polpa para uma taça; Junte o açucar a gosto, mas não exagere, e as gotas de limão (para a fruta não escurecer); Com a varinha mágica triture bem; coloque em taças e deixe refrescar um pouco! Pode também usar o passe-vite para triturar préviamente os abacates e só depois juntar o açucar... Não tem nada que saber e é delicioso!

Sugestão: (para adultos) junte um pouquinho de Vinho do porto imediatamente antes de servir e misture bem!

Bom apetite!



Link para essa postagem


sábado, 11 de junho de 2011

Retalhos da minha horta


É bom ter na horta legumes frescos sempre que precisamos!
O meu pai passa o dia na horta... tem sempre que fazer!... quanto mais não seja a arrancar as ervas daninhas... essas crescem sempre!... E vai cultivando aquilo que nós mais consumimos. A colheita das batatas já foi feita, mas ainda há muito para fazer, cuidar e ir colhendo: couves, umas grandes e outras a crescer...; alfaces, cebolas, alhos, feijão verde, feijão branco, pimentos, pepinos, tomates e por último o canteirinho da salsa!... mas há mais...


Link para essa postagem


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cicas



Estas são algumas das minhas Cicas.

De nome científico: Cycca revoluta, pertencem á família das Cycadaceae, e são originárias da Ásia.

A Cica é também conhecida popularmente por Sagu, Cicca palmeira, palma de santa rita... Parece uma árvore, o seu tronco faz lembrar uma palmeira, mas é considerado um arbusto. Cresce muito lentamente. As minhas duas plantas maiores estão no meu jardim uns 15 anos e já teriam uns 3 ou 4 anos quando as comprei, e medem pouco mais de 1,5 metros de altura! Podem plantar-se no solo ou em vaso, sendo que no vaso o crescimento é mais limitado...
Têm género masculino e feminino e as plantas diferem bastante umas das outras: As imagens de cima mostram uma Cica feminina,  com uma  inflorescência de cor amarela a alaranjada, cobertas por uma penugem    castanho claro contendo um óvulo que depois de fecundado formará um fruto avermelhado parecido a uma pequena castanha.
As imagens em baixo são de Cicas masculinas que têm no centro a inflorescência,    em forma de cone ovalado de 40 cm aproximadamente de cor amarela.
Reproduzem-se através de rebentos que nascem na base do tronco, que arrancados cuidadosamente para não prejudicar o tronco da planta mãe, se transplantam em vaso ou no solo, tendo o cuidado de adubar bem a terra e mantê-la sempre húmida, principalmente nas primeiras semanas, para facilitar o enraizamento.


Link para essa postagem


terça-feira, 7 de junho de 2011

A "colheita" das batatas



O tempo passou... e as batatas foram-se desenvolvendo e crescendo na terra! Agora chegou o tempo de as arrancar, apanhar e guardar!
Aos poucos, meu pai foi fazendo o seu trabalho, entusiasmado com a colheita, ansioso por ver o fruto do seu esforço. Não foi uma produção extraordinária, mas se não se estragarem teremos batatas para quase todo o ano... 
Já foram guardadas "no celeiro", em estrados de madeira, e só falta tapá-las com uns ramos de eucalipto, para evitar que apanhem luz e traça e assim se conservem sãs e saborosas! As mais pequenas estão separadas, pois em casa todos gostamos muito delas cozidas ou assadas com a pele, ou então fritas, salteadas ou assadinhas no forno... Humm! Que delícia!
Por hoje é tudo, mas estejam atentos... voltarei a falar de batatas!!!

Veja também:


Link para essa postagem


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Arranjo de flores ...



Este foi um arranjo de flores que fiz na semana passada! Já sabem que apenas uso flores e ramos verdes que apanho no meu jardim... E assim, cada semana temos (eu e a minha mãe) de escolher entre o que há ... Ás vezes é difícil, parece que temos muitas flores mas quando nos aproximamos e vemos melhor, vemos que não estão em boas condições!
Para esta semana escolhemos umas Estrelícias, Gladíolos e Jarros, tudo em tons alaranjado! A última imagem é de um raminho para colocar numa jarra.
Vou confessar que a maioria dos arranjos que fazemos são para oferecer à minha avó e todos os familiares que já partiram! Eles ainda fazem parte de nós e esta a nossa forma de os recordar e homenagear!



Link para essa postagem


quinta-feira, 2 de junho de 2011

As cores do céu


Na semana passada o tempo esteve instável, com situações difíceis em muitas partes do país devido a chuvas intensas e queda de granizo, que provocaram cheias e alguns estragos tanto em casas de habitação e locais comerciais como também nos campos e nas culturas... São fenómenos da Natureza que sempre existiram e continuarão a existir!
Não vou dissertar sobre o assunto, mas talvez o Homem tenha uma grande responsabilidade em tudo o que está a acontecer e muito pouco se tem feito para o evitar!...

Tendo este espaço dedicado à mãe Natureza e tudo o que ela nos oferece, apetece-me mostrar este maravilhoso "céu" que eu pude fotografar, a partir do meu jardim,  nesses dias de sol, chuva, calor, trovoada... As cores eram incríveis... uma BELEZA!


Link para essa postagem


terça-feira, 31 de maio de 2011

Melancieira ou melancia?

Estas plantas nasceram no meu quintal, sem serem semeadas... Por aqui costumamos dizer que são "nascediças"! Apareceram no meio dos feijões, e deixamos ficar... vamos esperar a ver o que vai dar!
Se der alguma coisa, serão melancias, pois são dois pés da planta que produz melancia!

Curiosidade:

Investigando na Internet fiquei a saber (não sabia) que existe uma árvore de grande porte no Brasil usada para madeira que também se chama Melancieira!
Nomes comuns: Melancieira ou Sucupira-pepino
Nome científico: Alexa grandiflora
Família: Fabaceae
Ah! e que melancieira é também aquela que vende melancias!

           Veja também:
              Melancia


Link para essa postagem


segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ameixoeira-de-jardim

Ameixoeira de jardim em flor

Assim que se via a minha ameixoeira no início da primavera! É uma linda árvore de jardim que, com folha caduca de um castanho avermelhado, se destaca pela diferença! As flores nascem antes das folhas, nos finais do Inverno e princípios da primavera. Árvore de crescimento rápido, pode atingir os 8 metros, mas que através da poda se pode controlar ... tem muitos ramos e alguns com espinhos.


Ameixoeira-de-jardim
Prunus cerasifera var. pissardi Ehrh
Classificação:
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Rosales
  • Família: Rosaceae
  • Subfamília: Prunoideae
  • Género: Prunus.
 Para além de ser denominada por Ameixoeira de jardim, é também conhecida por ameixoeira bastarda ou ameixoeira brava, mirabolano...
É uma árvore originária da Crimeia, Península Balcânica e Ásia Ocidental e que se adapta bem ao nosso clima.
Em Portugal é frequentemente usada em parques e jardins públicos assim como em ruas e avenidas urbanas...

 

Os frutos da Ameixoeira de jardim são parecidos a ameixas: de polpa amarelada e pele avermelhada ou arroxeada, o sabor é agradável embora um pouco mais ácido... São comestíveis e com um valor energético elevado, depurativos e laxantes...



Link para essa postagem


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Guarda-chuva de heras

Esta é uma das "esculturas" do meu jardim! Não é nada de especial, se a compararmos com alguns trabalhos de grandes jardins, mas como está no meu jardim é muito especial para mim! Também porque não foi assim comprado - foi o tempo e a paciência do meu pai que fizeram esta especialidade! Aliás, tenho dois exemplares!
Como fazer? É muito fácil, só precisa ter paciência e dar tempo ao tempo...
Plante heras, ou outra planta trepadeira num vaso e coloque um guarda chuva velho, sem o tecido, no centro... Será necessário reforçá-lo, pois caso contrário com o vento vai desfazer-se... Tome os devidos cuidados... e cuide da planta normalmente... À medida que ela for crescendo, vá guiando os seus ramos entrelaçando-os nas varetas do guarda chuva. Talvez necessite colocar uns arames, fios ou rede na estrutura do chapéu. Depois de formado, faça podas regulares para evitar o crescimento excessivo!


Link para essa postagem


quinta-feira, 26 de maio de 2011

A família "Melro"






É uma beleza! Não resisto  a comparti-lo!
Há dias mostrei um ninho de melro que encontrei no meu diospireiro. Aqui está a continuação... O milagre já se deu, e mais uns melrinhos fazem parte do meu jardim... A família está a aumentar! A mamã, sempre atenta, mas deixando-me fotografar... Ela sabe que sou amigável!
Isto é uma delícia, não me canso de olhar estas fotos! Digo olhar as fotos, porque não posso estar sempre ao pé do ninho, por razões óbvias, mas sobretudo porque não quero assustar a mamã e fazer com que ela abandone o ninho, como é hábito alguns pássaros fazerem... 


Link para essa postagem


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Apenas girassóis

Arranjo de flores com girassóis...

Este ano não terei girassois no meu jardim :(
Foi um ano complicado, pois o meu pai (meu jardineiro e horticultor... para além de muitas coisas mais!...) esteve muito doente durante o inverno e princípios da primavera, altura em que foi operado; Só a partir da sua recuperação o jardim foi renascendo, mas muitas sementeiras já não foram a tempo. Não havia ainda saúde suficiente para "abraçar" tanto trabalho e algum ficou para trás... Demos prioridade à horta e o jardim ficou menos florido...
Este foi um arranjo do ano passado, ano em que tive um canteiro de girassóis que davam imensa cor e alegria ao jardim...


Link para essa postagem


terça-feira, 24 de maio de 2011

Courgete



Courgette - Curgete
Cucurbita pepo

Espécie da família das cucurbitaceas, também conhecida por aboborinha. De maneira popular digamos que é da mesma família que a abóbora, melancia, pepino, chuchu...
Tem fama de ser insípida, mas pode surpreender na mesa pois pode usar-se de maneira muito versátil...

História

A courgette tem origem na América, principalmente no sul, onde foi das primeiras espécies a serem domesticadas.Fundamental na alimentação da civilização Olmeca, e também para os Astecas, Incas e Maias.
Foi das primeiras verduras a ser trazidas para a Europa onde hoje é muito popular.

Cultivo

Na Europa, cultiva-se tradicionalmente na região mediterrânica. Semeia-se no início da Primavera, e deve ser protegida do frio nas primeiras semanas. Crescem muito depressa, mas necessitam de muita água. Os seus frutos desenvolvem-se muito depressa e podem quase duplicar de tamanho de um dia para o outro... É um produto de Verão, mas pode encontrar-se no mercado todo o ano, graças à  produção em estufas.


Variedades

Existem muitas variedades, mas as diferenças mais comuns pelo que se distinguem são pela côr e pelo tamanho: Umas mais longas e verde-escuro, outras verde esbranquiçado e por vezes mais grossas...enfim, hoje em dia cultivam-se quase da forma que se deseja, redondas, alongadas, estriadas...de cores diversas que variam pelos vários tons de verde, branco e amarelo... existem também curgetes em miniatura...


Propriedades e benefícios

 
Baixo em calorias, contém mucilagem, cálcio, ferro, fósforo, magnésio ... e outros minerais, Vitaminas C e do grupo B.
Estimula a eliminação de líquidos, laxante, desintoxicante, depurativa e digestiva...
é por isso indicada na alimentação de pessoas idosas, crianças e doentes, sobretudo para quem sofre de problemas digestivos.
É recomendada para:
  • Dietas de emagrecimento.
  • Combater a obstipação.
  • Diminuir a tensão arterial.
  • Evitar a retenção de líquidos.
  • Estômagos delicados.
Modos de uso:

 As mais pequenas devem consumir-se cruas, em saladas e de preferência com a pele; Com as maiores pode fazer-se sopas, purés, em refogados, como recheio ou recheadas, em omeletas, fritas...

Dicas

A flor da curgetes, amarela, e de duração muito curta, é comestível e deliciosa. Um lindo e agradável ingrediente para as suas saladas!


Link para essa postagem


sábado, 21 de maio de 2011

Ninho de melro

Há dias encontrei um novo amigo. É normal ver imensos pássaros no jardim ou na horta... Por vezes, parece que se deixam tocar... tão habituados estão a este lugar! Infelizmente não gostam lá muito de câmaras e flashs... Mas esta mamã (suponho) melro, fez ninho no meu diospireiro e apesar de muito cuidadosa e zeladora do seu ninho, foi muito amigável e simpática comigo, deixando-me fotografá-la! Eu não quis aproximar-me demais para não a assustar, não fosse ela posteriormente abandonar o ninho... Mas não , ela lá continua!


Link para essa postagem


sábado, 14 de maio de 2011

Aguardente com pêra



Estas são algumas garrafas de "Aguardente de Pêra", que decoram as prateleiras do bar cá de casa!...
Algumas já têm anos, pois por aqui somos pouco bebedores, mas gostamos de ter e oferecer aos amigos!
Para além de valor decorativo das garrafas pelo facto de ter lá dentro as pêras, esta aguardente fica com um sabor diferente (dizem!...) mais suave e, ligeiramente perfumado a pêra...
Como conseguir fazer isto?
 _ É muito fácil... Consiste em meter uma pêra dentro da garrafa, enchê-la de aguardente normal, e deixar macerar uns meses... E está pronta a consumir!
Como meter a pêra dentro da garrafa?
_ Esse é o segredo!... Mas como decerto já viu pelas fotos, também não é dificil, embora nem sempre resulte!... O que tem a fazer é colocar uma garrafa lavada amarrada nos galhos da pereira e com uma pequena pêra lá dentro... Agora só tem de esperar que a pêra cresça e se desenvolva de forma saudável... Depois de bem criada, mas não muito madura, colha-a juntamente com a garrafa. Verifique que está em perfeitas condições, lave e deixe secar... Encha com aguardente, feche bem e aguarde algum tempo! Se a pêra estiver bem sã, e sempre coberta de aguardente pode durar anos sem apodrecer!...
Faça o mesmo com maçãs ou outras frutas á sua escolha!...



Link para essa postagem


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Os frutos vão crescendo...



Há tempos publiquei umas fotos de algumas das minhas árvores de fruto, ainda em flor... É tempo de actualizar as a informação e mostrar as mudanças: a mãe Natureza foi fazendo o seu trabalho e agora em vez de flores já se vêm pequenos frutos!... É lindo observar as transformações, que se notam praticamente de dia para dia...
Infelizmente, apesar da cerejeira ter florido bem, choveu nessa época e parece que este ano não teremos a fartura do ano passado... acontece!... As macieiras também não costumam produzir muito, não sei porquê, mas as outras árvores estão bonitas... Algumas têm ainda os frutos muito pequenos e é provável que venham a cair... Veremos!

Veja também:


Link para essa postagem


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...